A Promulgação do Novo Marco Regulatório do Saneamento do Brasil (Lei 14.026) em 2020 foi uma grande vitória para usuários de águas subterrâneas e para todo a Sociedade Brasileira, trazendo segurança Jurídica aos usuários de poços e incentivando investimentos no Brasil.
Mesmo com essa grande vitória para o Brasil, havia ainda uma questão sensível relacionada ao uso de águas subterrâneas na antiga Portaria 2.914/2011 (PRC05/2017) do Ministério da Saúde, que trata dos Padrões de Potabilidade de Água no Brasil, que precisava ser resolvida.
Foram anos de trabalho junto ao Ministério da Saúde e na Comissão de Revisão da Portaria, onde participaram 42 entidades representando diversos segmentos Públicos e da Sociedade. O resultado deste grande trabalho foi a Publicação da Portaria GM/MS 888 em 2021, que substituiu 2.914/2011, com as questões relacionadas a mistura de águas e restrição ao uso de águas subterrânea no Brasil, retiradas do texto após o entendimento da comissão de revisão que estas questões precisavam ser resolvidas, e para que a Nova Portaria seguisse já consonância já com o Novo Marco Regulatório de 2020.
Somado a este trabalho, foi considerada a disponibilidade voluntária para um terceiro mandato da Presidência da ABAS, e assim mais uma vez a Comissão Externa de Premiação elegeu o Geólogo José Paulo Godoi Martins Netto, para receber o Prêmio ABAS “Águas Subterrâneas” Biênios 2021-2022 concedido a Personalidade da Hidrogeologia por sua contribuição ao segmento.
O Prêmio foi entregue ao Geol. José Paulo Netto pelo Dr. João Carlos Simanke de Souza Membro do Conselho Vitalício da ABAS e Presidente da Comissão Externa de Premiação durante o XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / 2022.